Corinthians no Mundial: ataque consagrado em 2000 x força e disciplina em 2012
Se o time campeão mundial em 2000 tinha um time que do meio para frente está na ponta da língua do corintiano, o atual é fácil de escalar até o segundo volante, com dúvidas e diversas formatações no ataque. Os setores, inclusive, se opõem em relação ao momento com que chegaram nos Mundiais de Clubes disputados pelo time do Parque São Jorge.
Em 2000, Vampeta, Rincón, Marcelinho, Ricardinho, Edilson e Luizão foram titulares em todas as quatro partidas daquela campanha: vitórias sobre Raja Casablanca e Al Nasser, empates diante de Real Madrid e Vasco (Contra quem foi campeão nos pênaltis). A defesa, porém, não teve tal estabilidade. Os laterais eram os jovens Indio (20 anos) e Kléber (19), sendo que o primeiro ainda foi substituído na terceira partida por Daniel. Já a zaga teve problemas. Na última hora, Nenê acabou nem sendo inscrito e o recém contratado Fábio Luciano formou a dupla titular com João Carlos. Este último acabou se machucando no último jogo da primeira fase e deu lugar a Adilson, que jogou a grande decisão.
"Hoje o futebol é mais correria, força, antes era mais técnico. Tomara que o Corinthians ganhe, está mostrando que é estruturado e bem montado", comenta o ex-volante Gilmar Fubá, reserva naquele time que tinha Vampeta e Rincón. "O time nosso era muito melhor, tem de falar o que é verdade. Hoje o time está ganhando porque tem muita raça e força", completa o lateral direito Índio, titular da campanha vitoriosa.
Os dois estiveram junto de outros vários campeões numa homenagem prestada pela diretoria corintiana no último sábado, data da despedida do time como mandante antes da viagem para o Japão. No intervalo do clássico contra o Santos, os jogadores do time de 2000 deram uma volta olímpica no Pacaembu e tiveram o reconhecimento da torcida corintiana, que gritou 'é, campeão'.
Agora, o próprio técnico Tite admite há muito tempo que não tem dúvidas para listar Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho. Daí para frente, o treinador tem diversos jogadores que podem ser considerados como atletas do primeiro time. Apesar da tendência de começar com Danilo, Douglas, Sheik e Guerrero, a dupla Romarinho e Jorge Henrique tem status de titular.
2000 x 2012 - Em relação à seleção brasileira, o time de 2000 dá de goleada. Aquela equipe tinha dois jogadores que já haviam disputado Copas do Mundo - Dida e Rincón, contra apenas um do elenco atual, o reserva Anderson Polga. Mais que isso, os campeões mundiais de 12 anos atrás renderam além de Dida outros quatro campeões do mundo em 2002: Vampeta, Ricardinho, Edilson e Luizão. Marcos Senna ainda levantaria uma Eurocopa pela Espanha, e tanto Edu quanto Kléber ganharam Copa América e Copa das Confederações pela seleção brasileira.
Já o comandado por Tite não tem ninguém que jogou o Mundial de 2010. Ainda assim, conta com pelo menos quatro possíveis selecionáveis para 2014: Cássio, Fábio Santos, Ralf e Paulinho, enquanto Guerrero é um dos principais jogadores da seleção peruana.
Na comparação que diz respeito a Mundiais de Clubes, o Corinthians-2012 conta com a dupla Fábio Santos e Danilo, vitoriosos com o São Paulo em 2005. E se aquele elenco era considerado mais brilhante, não conquistou a Libertadores como o atual - só Luizão tinha o título, pelo Vasco, em 1998.
A média de idade é até parecida, 26,86 agora, 25,41 há 12 anos; e o elenco que era treinado por Oswaldo de Oliveira tinha mais que o dobro de jogadores formados na base corintiana: Yamada, Indio, Kléber, Edu, Gilmar Fubá, Dinei e Fernando Baiano x Danilo Fernandes, Júlio César e Giovanni, trio que dificilmente entrará em campo no Japão.
Time campeão mundial em 2000: goleiro de seleção, laterais jovens, zaga formada às pressas e ataque famoso
Veja quem defendeu o Corinthians em 2000 e quem seguirá para o Mundial 2012:
Goleiros
2000: Dida, Maurício e Yamada
2012: Cássio, Danilo e Júlio César
Laterais
2000: Índio, Daniel, Kléber e Augusto
2012: Alessandro, Fábio Santos e Guilherme Andrade
Zagueiros
2000: João Carlos, Fábio Luciano, Batata, Adilson e Márcio Costa
2012: Chicão, Paulo André, Felipe, Wallace e Anderson Polga
Volantes
2000: Vampeta, Rincón, Edu, Marcos Senna e Gilmar
2012: Ralf, Paulinho e Guilherme* (*pode ser substituído por Willian Arão)
Meias
2000: Ricardinho, Marcelinho e Luis Mário
2012: Danilo, Douglas, Edenílson e Giovanni
Atacantes
2000: Edilson, Luizão, Dinei e Fernando Baiano
2012: Emerson, Guerrero, Jorge Henrique, Martínez e Romarinho
via ESPN.com.br :: Corinthians http://espn.estadao.com.br/noticia/295438_corinthians-no-mundial-ataque-consagrado-em-2000-x-forca-e-disciplina-em-2012
Category: ESPN.com.br :: Corinthians, IFTTT, Internacional, Mundial de Clubes da FIFA, Notícias