Titulares do Timão para a estreia jogaram juntos apenas 16 minutos
Técnico Tite só conseguiu escalar formação ideal do Mundial em partei do segundo tempo do duelo frente ao Internacional, no Beira-Rio
A escalação do Corinthians para a estreia no Mundial de Clubes deixou de ser novidade há um bom tempo. A não ser por uma dúvida no ataque, o técnico Tite mantém uma base de jogadores titulares desde o fim da Taça Libertadores e pouco pensou em mudanças. Entretanto, a formação que estará em campo diante do Al Ahly, nesta quarta-feira, às 8h30m (de Brasília), no Toyota Stadium, nunca iniciou uma partida junta.
O time considerado principal só esteve em campo simultaneamente entre os 17 e os 33 minutos do segundo tempo da vitória por 2 a 0 sobre o Internacional, no Beira-Rio, dia 18 de novembro, pela antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro. São apenas 16 minutos de ação com Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas e Danilo; Emerson e Guerrero.
Jogadores do Corinthians treinam no estádio da estreia (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O planejamento elaborado pelo técnico Tite era bem diferente disso. O treinador queria utilizar todos os atletas considerados titulares nas últimas seis partidas do torneio nacional. No entanto, foi prejudicado por lesões, suspensões e o desgaste físico de algumas peças importantes convocadas para amistosos da Seleção Brasileira.
Nem mesmo na última rodada do Brasileirão, no clássico contra o São Paulo, no Pacaembu, o comandante atingiu a meta estipulada ao longo do segundo semestre. Meio de campo e ataque estiveram completos, mas na defesa faltou o zagueiro Paulo André, preservado pelo departamento médico em virtude de dores na panturrilha direita.
A favor do Corinthians pesa o número de dúvidas que o técnico Tite teve ao longo do segundo semestre. Com o setor defensivo montado, o técnico deixou para a reta final da competição nacional a decisão sobre qual seria o ataque no Japão.
O peruano Paolo Guerrero, contratado para substituir Liedson e único centroavante do elenco, venceu a disputa com Jorge Henrique, Romarinho e Martinez e ficou com a vaga ao lado de Emerson. Os meias Douglas e Danilo completam a parte ofensiva.
Paolo Guerrero ganhou a vaga no ataque do Timão para o Mundial de Clubes (Foto: Reuters)
Desde que a Libertadores acabou, o Corinthians sofreu poucas alterações na equipe titular. Na zaga, Leandro Castán, vendido ao Roma, deu lugar a Paulo André. No meio, Alex, negociado com o Al Gharafa, do Qatar, foi substituído por Douglas, enquanto Guerrero ganhou o lugar de Jorge Henrique, ausente no segundo semestre por causa de lesões.
Sem o time titular nas partidas, Tite focou os treinamentos. Na chegada da delegação ao Oriente, o treinador comandou dois treinos em Kariya, região de Nagoya, cobrando muito empenho dos jogadores e vendo até algumas jogadas mais bruscas, condição que o deixou bastante animado para disputar o torneio.
– Treinamos com uma intensidade muito alta. Queremos reproduzir isso na partida – disse.
via corinthians http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/12/titulares-do-timao-para-estreia-jogaram-juntos-apenas-16-minutos.html
Category: corinthians, IFTTT, Internacional, Mundial de Clubes da FIFA, Notícias, Paolo Guerrero
0 comentários